Foram encontrados 113 registros para a palavra: doenças

Aumenta preocupação com doenças ligadas ao Aedes aegypti no verão

Com a chegada do verão no Brasil e da chuva em diversas regiões, uma preocupação de saúde pública aumenta: o crescimento da circulação do mosquito Aedes aegypti e das doenças associadas a ele (chamadas de arboviroses urbanas), como dengue, zika e chikungunya.

Conforme o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde sobre o tema, lançado em dezembro, entre janeiro e novembro foram registrados 971.136 casos prováveis de dengue no Brasil, com 528 mortes. As maiores incidências se deram nas regiões Centro-Oeste (1.187,4 por 100 mil habitantes), Sul (931,3/100 mil) e Nordeste (258,6/100 mil)...

Sesab garante hidroxicloroquina para o tratamento de doenças crônicas

Fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de pacientes com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico, lúpus cutâneo, artrite reumatoide, dermatomiosite e polimiosite, a hidroxicloroquina pertence à lista de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) do SUS.

A responsabilidade pelo seu financiamento, aquisição, programação, armazenamento, distribuição e dispensação para tratamento das doenças contempladas no âmbito do CEAF é das Secretarias Estaduais de Saúde e Distrito Federal, conforme normativa do Ministério da Saúde...

Ministério da Saúde retira covid-19 da lista de doenças de trabalho; a portaria foi revogada hoje pelo ministro interino

O Diário Oficial da União desta quarta-feira (2) traz a revogação de uma portaria do Ministério da Saúde, publicada ontem, que incluía a covid-19 na lista de enfermidades relacionadas ao trabalho. A norma fazia parte da atualização da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT). A última versão é de setembro de 2017. Com o recuo do governo, todas as medidas ficam sem efeito.

A medida revogada pelo ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, facilitaria que trabalhadores de setores essenciais, afastados das atividades por mais de 15 dias em razão do novo coronavírus, pudessem ter acesso a benefícios como auxílio-doença. ..

Decreto da Prefeitura de Juazeiro proíbe fogueiras e fogos de artifícios durante a pandemia para impedir aumento de doenças respiratórias

Em decreto publicado nesta sexta-feira, 05, a Prefeitura de Juazeiro proíbe a queima de fogos e o tradicional acendimento de fogueiras, tão comuns especialmente no período junino, como forma preventiva e para proteger a população das doenças respiratórias que costumam lotar os hospitais nessa época do ano em decorrência dos males causados pela fumaça, além das queimaduras.

A secretária da Saúde de Juazeiro Fabíola Ribeiro alerta que em plena luta contra a pandemia do novo coronavírus os leitos hospitalares já estão tendo uma grande demanda dos pacientes que buscam tratamento da COVID-19, SRAG e H1N1. “Por isso essa medida se faz muito necessária, pois assim evitamos que mais pessoas busquem atendimento para tratar de problemas do sistema respiratório os quais podem ser evitados. Sabemos que é uma tradição cultural não só de Juazeiro como de todo o Nordeste, mas estamos vivendo uma situação delicada na saúde e todas as precauções fazem uma grande diferença”...

Serviços de limpeza são mantidos pela Prefeitura de Juazeiro para evitar proliferação de doenças

Diariamente, a Prefeitura de Juazeiro, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), desenvolve uma série de serviços de limpeza em toda a cidade.

Diante do quadro de pandemia do novo coronavírus (covid-19), esses serviços estão sendo mantidos por serem essenciais, sobretudo para controle da proliferação de outros tipos de doenças que são ligadas diretamente à manutenção da higiene e limpeza da cidade. ..

Automedicação para prevenção e tratamento da Covid-19 ou de outras doenças traz riscos à saúde

Difícil encontrar quem nunca tenha tomado um remédio sem prescrição ou pedido a opinião de um amigo sobre qual medicamento usar para controlar determinados sinais e sintomas.

O problema é que a automedicação, vista como uma solução para o alívio imediato, pode trazer consequências mais graves do que se imagina. Apesar disso, desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o consumo de remédios por conta própria tem sido a alternativa encontrada por muitas pessoas. Os riscos, quase sempre, não são calculados ou conhecidos...

SAAE reforça medidas preventivas contra a disseminação de doenças

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE/Juazeiro) está exercendo medidas preventivas contra a disseminação da gripe H1N1 e do vírus Covid-19.

Entre as prevenções estão: a higienização de todos os carros, atendimento presencial ao público em horário reduzido e equipamentos de proteção para as equipes que atuam diretamente com o serviço de campo...

Secretaria da Saúde de Juazeiro orienta pacientes com câncer sobre alimentação durante o tratamento

Os pacientes assistidos pelo Tratamento Fora de Domicílio acompanhados pela Secretaria da Saúde de Juazeiro tiveram  nesta segunda-feira (17), uma recepção diferente na hora do agendamento da viagem. Equipes da Superintendência de Gestão de Pessoas e da Nutrição realizaram uma roda de conversa voltada à alimentação para pacientes com câncer.

Foram abordadas questões sobre como proceder no quesito alimentício durante o tratamento do câncer. As dúvidas mais comuns dos pacientes eram relacionadas a quais tipos de frutas, verduras, carnes e sucos poderiam consumir bem como a utilização de cosméticos...

Sobradinho: Secretaria de Saúde alerta para a importância da imunização contra doenças

No ano de 2019 a Secretária de Saúde ampliou a quantidade de salas de vacinação no município, bateu as metas no número de pessoas vacinadas e realizou múltiplas ações de imunização, atingindo vários públicos. Para que o trabalho continue alcançando resultados positivos em 2020, a secretaria alerta para a responsabilidade da população em buscar a imunização nas Unidades Básicas de Saúde.

Em cada uma das salas de vacinação, as pessoas encontram mais de 10 tipos diferentes de vacinas. Hepatite B e A; Vip e Vop; Tríplice Viral; Varicela; Febre Amarela; Meningo C; HPV; DTPA; Rotavírus; DT e PNC10, todas disponibilizadas gratuitamente nas salas de vacinação de Sobradinho. Além delas, na Unidade Básica de Saúde da quadra S17, os moradores de Sobradinho também podem encontrar as vacinas BCG, contra tuberculose, e a Antirrábica...

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina alerta sobre doenças do verão

Os dias mais quentes do ano começam em dezembro e se estendem até meados de março. Neste período, ocorrem as férias escolares, muito associadas com passeios, viagens à praia e ao campo e muita diversão ao ar livre. Entretanto, existem algumas doenças (chamadas de sazonais) mais comuns no verão que podem acabar com toda a diversão. Você sabe quais são elas?

O Núcleo de Educação Permanente do Hospital Dom Malan listou algumas principais para que a população possa ficar ligada e curta o período sem estresse. São elas: Desidratação; Micose; Dengue; Conjuntivite; Otite e Insolação. Muita gente se pergunta por que esses problemas acontecem mais em um período específico do ano. A resposta está diretamente relacionada com o clima, pois essa época de muita chuva e ondas de calor contribui para que o organismo fique mais fragilizado e que fatores de risco estejam mais presentes.

"Em geral, nessa época do ano começa a haver um aumento da procura pelas urgências e emergências infantis por conta dessas doenças, sendo que medidas simples podem preveni-las. Então, como nós temos o papel de atuar também na promoção de saúde gostamos de deixar a população informada", esclarece a enfermeira gerente do NEP, Rejane Lins.

Confira:

1 – Desidratação

Definida como a perda excessiva de líquidos e sais minerais, a desidratação é uma doença comum no verão por causa do aumento da transpiração e, em alguns casos, devido também a vômitos e diarreia decorrente de uma intoxicação alimentar.

Para prevenir a desidratação, é recomendado ingerir muito líquido, consumir alimentos frescos e leves, usar roupas adequadas para a estação e permanecer em ambientes bem arejados e, preferencialmente, na sombra.

2 – Micoses na pele

As micoses são focos de infecção causadas pela proliferação de fungos em alguma parte do corpo. Normalmente, nas regiões mais quentes e úmidas, pois são as que mais favorecem a reprodução dos micro-organismos. Por isso, no verão, em que essas condições são agravadas, as micoses se tornam mais frequentes. Entre os sintomas dessa doença estão: uma forte coceira, vermelhidão e ressecamento da pele.

Para evitar a micose, é preciso manter o corpo bem seco, especialmente as regiões de dobras, como virilha, espaço entre os dedos e axilas, evitar o uso de sapatos fechados por longos períodos, usar roupas leves e não compartilhar toalhas ou outros objetos pessoais. Cuidado com piscinas, banheiros e vestiários, onde a proliferação de fungos é maior. Nunca ande descalço nesses locais!

3 – Intoxicação Alimentar

A conservação inadequada de alimentos é uma das principais vilãs durante o verão, pois resultam em intoxicação alimentar. Por isso, verifique a procedência de qualquer alimento antes de consumi-lo. Preste atenção principalmente no odor e aparência da comida, assim como na higiene do local responsável por prepará-la. Se ficar na dúvida, não arrisque! Coloque a sua saúde sempre em primeiro lugar.

4 – Dengue

Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença que provoca sintomas como dores, manchas pelo corpo e febre alta, a qual pode evoluir para um quadro mais grave, conhecido como dengue hemorrágica. Por isso, não deixe águas limpas e paradas. É neste ambiente que o mosquito se reproduz.

5 – Conjuntivite

Olhos vermelhos, muito inchados, com ardência e secreção — a ponto de você não conseguir abrir os olhos de manhã porque eles ficam colados — são sinais clássicos de uma conjuntivite bacteriana, a qual é mais comum durante o verão, pois é transmitida facilmente por meio da água do mar ou da piscina de uma pessoa para outra.

Para evitar a contaminação, evite mergulhar e abrir os olhos embaixo d'água, principalmente em lugares em que a ela não é própria para banho. Também não compartilhe toalhas, não coce os olhos e evite contato direto com pessoas que já estão com essa doença.

6 – Otite..

Sistema de notificação de doenças de animais começa nesta quinta 2 

O novo Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinária (e-Sisbravet) começa a funcionar nesta quinta-feira (2º). A ferramenta lançada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) permitirá aos produtores rurais acompanhar, pela internet, a notificação de determinadas doenças animais, bem como as recomendações de medidas a adotar em casos de emergência veterinária ou situações suspeitas.

O sistema será integrado com todos os serviços de defesa agropecuária (federal, estadual e da iniciativa privada). Inicialmente, serão feitas notificações apenas de animais de produção (bovinos, suínos e aves, por exemplo), sem a inclusão de cães e gatos (animais domésticos). No futuro, poderão ser incluídos os animais aquáticos...

Médicos da Atenção Básica de Petrolina recebem capacitação sobre doenças respiratórias

Os médicos que atuam na Atenção Básica de Petrolina passaram por mais uma capacitação, nesta quarta-feira (18). Durante o encontro que ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a abordagem foi sobre a saúde respiratória na Atenção Primária e atualizações em Asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

O objetivo é melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, como explica o diretor médico do município, Diego Dourado. “Além da troca de vivências e experiências entre os profissionais, o objetivo é reforçar a qualidade do atendimento aos petrolinenses. Essas atualizações são rotineiras e é uma forma de aprimorar os serviços oferecidos pela gestão do prefeito Miguel Coelho”, informa Dourado...

Prefeito Paulo Bomfim lança programa de qualificação profissional e controle de doenças cardíacas

O Prefeito Paulo Bomfim lançou nesta segunda-feira, 18, no auditório da SEDUC, o Programa Viver com Saúde, que irá promover a qualificação da assistência multiprofissional ofertada na Atenção Básica à população, no que diz respeito à linha de cuidado de manejo da Hipertensão, Diabetes e Obesidade. Compuseram a mesa ainda a vice-prefeita Dulce Ribeiro, idealizadora do projeto, a secretária de saúde do município, Fabíola Ribeiro e o vereador Inaldo Loiola.

"Lançamos hoje esse programa para facilitar a vida de quem sofre com doenças cardiovasculares, como diabetes, hipertensão e obesidade. É preciso prevenir para evitar que a doença se instale. É por isso que a nossa vice-prefeita, que é uma médica atuante no atendimento da nossa rede, idealizou esse projeto e hoje o transformei em lei. Estamos superando as dificuldades e com isso vamos fortalecer ainda mais as ações de saúde no município, mantendo o nosso foco que é trabalhar para continuar melhorando a vida das pessoas", comentou o prefeito Paulo Bomfim...

Vacinação é a maneira mais eficaz para evitar doenças, reforça Prefeitura de Petrolina

Além de manter hábitos de vida saudáveis, a melhor maneira de evitar doenças infecciosas é se vacinando contra elas. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta diversas vacinas que protegem contra mais de 40 doenças, entre elas, o sarampo.

Pensando no surgimento de tantos boatos e desinformações, a Prefeitura de Petrolina reforça que vacinação é uma prioridade, como destaca a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque...

Desmatamento está entre principais causas de surtos de doenças infecciosas em humanos, diz estudo

As mudanças de uso da terra, geradas principalmente pelo desmatamento, monocultura, pecuária em grande escala e mineração, estão entre as principais causas de surtos de doenças infecciosas em humanos e pelo surgimento de novas doenças no continente americano. Essa é uma das conclusões apontadas no Relatório de Biodiversidade da ONU, que analisou mais de 15 mil pesquisas científicas e informações governamentais durante três anos.

“Os bens e serviços fornecidos pela natureza são os fundamentos definitivos da vida e da saúde das pessoas. A qualidade do ambiente em que vivemos desempenha papel essencial na nossa saúde. Em ambiente natural, com florestas intactas, mamíferos, répteis, aves e insetos se autorregulam. O desmatamento, somado à expansão desordenada das áreas urbanas, faz com que os animais migrem para as cidades. No caso dos mosquitos, que são vetores de muitas doenças, a crise climática e o aumento da temperatura também trouxeram condições favoráveis à reprodução desses indivíduos. Nas cidades, eles passam a se alimentar também do sangue das pessoas, favorecendo a transmissão de enfermidades”, explica a gerente de Conservação da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Leide Takahashi...

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA OBESIDADE ALERTA SOBRE A PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Nesta sexta-feira (11) é comemorado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. O principal objetivo do dia é alertar a população sobre a probabilidade de pessoas obesas desenvolverem diversos problemas. Diabetes, doença cardíaca, altas taxas de câncer são algumas dessas.

Uma boa alimentação ajuda na prevenção do surgimento de doenças crônicas e também na melhor qualidade de vida. A obesidade é um dos fatores de risco para a saúde e tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, excesso de colesterol e casos de pré-diabetes. É necessário ter bons hábitos e se conscientizar sobre os riscos de doenças causadas pela ingestão prolongada de alguns produtos, que devem ser ingeridos com moderação...

UPAE/IMIP de Petrolina sedia 3ª etapa do Mutirão de Doenças Neuromusculares

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) sediou sexta-feira (07), a 3ª etapa do Mutirão de Doenças Neuromusculares, chamado de InterAÇÃO. A iniciativa é fruto de uma parceria da Associação dos Amigos e Familiares de Doenças Neuromusculares (Donem) com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e já passou por Caruaru e Arcoverde.

De acordo com a presidente da Donem, Suhellen Oliveira, a ação visa interiorizar as ações da associação. "Existem muitas barreiras para essas famílias e nós estamos aqui para fazer ponte, para diminuir a distância entre capital e interior. Trouxemos todos os especialistas do Recife para realizar uma avaliação e daqui eles farão os encaminhamentos necessários", garantiu...

Sobe para 29 o número de mortes por doenças respiratórias na Bahia; um caso registrado em Juazeiro

A Bahia já notificou 640 casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até esta sexta-feira (31). Segundo boletim divulgado pela Secretaria do Estado da Bahia (Sesab), foram 29 mortes em todo o estado. Esse número representa uma redução de 52,5% se comparado com o mesmo período do ano passado. 

Dentre os 417 municípios baianos, 76 registraram casos de SRAG. A capital baiana foi a que mais teve registros: 396, o que corresponde a 61,8% do total do estado. Já as mortes ocorreram em 10 cidades: Salvador (18 vítimas), Camaçari (2), Castro Alves (1), Chorroxó (1), Itabuna (2), Juazeiro (1), Lauro de Freitas (1), Mirante (1), Retirolândia (1) e Santo Antônio de Jesus (1). ..

Bahia tem medicamentos usados contra Aids, tuberculose, alzheimer e outras doenças com estoque zerado

Vinte e quatro medicamentos que são usados para o tratamento de doenças como HIV/Aids, tuberculose, alzheimer e outras doenças estão com estoque zerado na rede pública de saúde da Bahia, segundo informou a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Ainda segundo o órgão, outros 19 remédios encontram-se com estoque crítico, ou seja, possuem quantidade para até 45 dias.

Os medicamentos em falta, diz a Sesab, são adquiridos pelo Ministério da Saúde de modo centralizado e distribuídos para estados e municípios. Também estão com estoques zerados medicamentos contra hanseníase, hepatite, artrite reumatóide, parkinson, esclerose múltipla, tecidos transplantados, dentre outros...

Brasil celebra primeiro Dia Nacional das Doenças Raras em meio a desafios

Nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, o Brasil celebrou seu primeiro Dia Nacional de Doenças Raras. Aprovada no ano passado, a lei¹ que oficializa a efeméride representa mais um avanço no apoio aos pacientes que enfrentam essas enfermidades, um movimento que ganhou força a partir de 2014, com a criação da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras. Mundialmente, a data é reconhecida desde 2008, quando a Organização Europeia de Doenças Raras – Eurordis trouxe à tona a importância da conscientização sobre o tema.

Se isoladamente as doenças raras afetam poucas pessoas, em conjunto representam um importante problema de saúde, acometendo mais de 350 milhões de indivíduos² em todo o mundo. Trata-se de uma categoria que engloba aproximadamente 8 mil enfermidades², a maioria delas de difícil diagnóstico e com poucas opções de tratamento, o que provoca um forte impacto para os sistemas de saúde e grande sofrimento para os pacientes e suas famílias.

No Brasil, estima-se que existam 13 milhões³ de pessoas com doenças raras, número superior à população da cidade de São Paulo. Como forma de ampliar a assistência a esses pacientes, desde 2014 foram publicados mais de 30 Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para doenças raras, com foco nas enfermidades consideradas prioritárias para o Brasil, como é o caso da polineuropatia amiloidótica familiar (PAF), ou paramiloidose, mais comum em descendentes de portugueses...